Apresentação

Apresentação

A Portaria GR no.220/93 dispõe sobre as atividades de extensão da Universidade Federal de São Carlos, tendo como referência que à Universidade cabe, enquanto atribuições específicas relativas à sua responsabilidade, promover o desenvolvimento do saber: produzir, sistematizar, criticar, proteger, integrar e difundir o conhecimento humano. As atividades extensionistas estão voltadas para o objetivo de tornar acessível à sociedade o conhecimento de domínio da Universidade, o que inclui desde a caracterização das necessidades da sociedade e a identificação de problemas relevantes para gerar a produção do conhecimento até a realização de processos de disseminação do conhecimento disponível.
Sua nova redação, aprovada pela Portaria GR No. 664/99, estabeleceu que as atividades de extensão, de caráter institucional, são desenvolvidas no âmbito dos Programas de Extensão, considerados um conjunto de projetos e planos de atividades afins, os quais compõem uma das linhas de atuação de determinado departamento acadêmico junto à comunidade, que devem ser regularmente aprovados pelas instâncias acadêmicas competentes.
Neste sentido, este Catálogo dos Programas de Extensão da UFSCar, registra programas de extensão aprovados a partir de 1999 pela Câmara de Extensão do Conselho de Ensino e Pesquisa da Universidade Federal de São Carlos. Sua publicação tem como objetivo reunir em um único documento breves descrições dos referidos programas para divulgar à comunidade interna e à sociedade o potencial e a atuação extensionista dos diversos departamentos acadêmicos e unidades administrativas.
Os programas de extensão estão organizados e apresentados nas áreas temáticas aprovadas pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras - Região Sudeste, consonantes com os eixos temáticos estratégicos estabelecidos pelo Plano Nacional de Extensão Universitária (1999-2001), que constitui a base teórica e metodológica para a organização regional e institucional das atividades de extensão universitária. Em cada área temática, a publicação está organizada por ordem alfabética pelos nomes dos centros, departamentos / setores e programa. 

Voltar...