Apresentação

      Pró-Reitoria de Extensão - ProEx - é o setor responsável pela gestão das atividades de extensão realizadas pela UFSCar. O Pró-Reitor de Extensão preside o Conselho de Extensão - CoEx. A ProEx atualmente conta com quatro coordenadores: de Cursos, de tividades de Extensão, de Projetos Especiais e de Eventos Culturais, além de seis coordenadores de Núcleos de Extensão.
      A Coordenadoria de Cursos e Atividades de Extensão e a Coordenadoria de Eventos Culturais assessoram a Pró-Reitoria na proposição e na gestão dos projetos de extensão e dos projetos artístico-culturais, que contam com o Programa Especial de Atividades de Extensão e com o Programa Especial de Atividades Culturais para seu financiamento e concessão de bolsas de extensão. O trabalho da Coordenadoria de Projetos Especiais está centrado no processo de avaliação da atuação extensionista da Universidade.
      Os Núcleos de Extensão (UFSCar-Cidadania, UFSCar-Empresa, UFSCar-Escola, UFSCar-Município, UFSCar-Saúde e UFSCar-Sindicato) são unidades subordinadas à Pró-Reitoria e têm como função principal articular as potencialidades existentes na UFSCar para o atendimento das necessidades dos diferentes segmentos sociais atendidos, através de uma organização matricial que promova a realização de projetos interdisciplinares.
      O Núcleo de Apoio a Eventos assessora a Pró-Reitoria na administração do Teatro Florestan Fernandes, dos anfiteatros e auditórios utilizados para solenidades e eventos acadêmicos, culturais e artísticos.
      A política de extensão adotada nos últimos anos na UFSCar está comprometida com o fortalecimento da função da Universidade - produzir, sistematizar e difundir conhecimento - desenvolvendo suas atividades de pesquisa e ensino interligadas com as demandas dos setores externos - vários segmentos da população - por meio de ações de extensão. O princípio de indissociabilidade entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão foi concretizado através dos Programas de Extensão, que estimulam e integram professores, alunos e funcionários de diferentes áreas de conhecimento no desenvolvimento de projetos institucionais multi e interdisciplinares, o que propicia uma relação mais orgânica com a sociedade e uma maior visibilidade do potencial extensionista da UFSCar.